quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Descomplicar a política


 
Clique e leia sobre este curso genial realizado pela nossa organização parceira, a Virada Política
Change.org


Luiz David, se você sempre quis aprender de forma didática sobre como funciona o universo da política, aqui está o curso perfeito para você!

Este convite é fruto de uma parceria entre a Change.org e a Virada Política. O mais novo curso da Virada, o "Descomplica Política", será dado pela cientista política Mônica Sodré. Mônica é doutora pela USP e coordena o Movimento Voto Consciente (projeto apartidário, que reúne dezenas de voluntários para monitorar a atuação de deputados, vereadores etc).

>> Clique para se inscrever no curso da Virada Política

Neste curso, você vai entender como a política pode ir além dos gabinetes; quais as funções de cada um dos Poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo); e várias outras coisas.

O curso "Descomplica Política" será em 26 e 28 de setembro (terça e quinta), das 19h às 21h30, na cidade de São Paulo. 

A inscrição custa R$ 120, e todo valor arrecadado irá para realizar a Virada Política, um lindo evento que está em sua quarta edição - neste ano, ela acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro.

>> Saiba mais: "Descomplica Política"

A Virada é um espaço plural, Luiz David, para que você e outras pessoas possam debater como participar e ter voz na política, respeitando a opinião de cada um. Mesmo sem ter mandato, é possível exercer a democracia.

A ideia, segundo o próprio coletivo que organiza o evento, é mostrar como o ato político faz parte do cotidiano das pessoas.

Atenciosamente,
Rafael Sampaio, diretor da Change.org

 
Clique para se inscrever

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas [para divulgação]



Movimento Voto Consciente, OABSP, APEL e LAb.Gov/USP lançam prêmio que reconhecerá Boas Práticas Legislativas no Estado de São Paulo


Submissão de candidaturas vão até 30 de setembro pelo sitehttp://www.votoconsciente.org.br/premio
 

Até o dia 30 de setembro de 2017, o Movimento Voto Consciente (MVC), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo (OABSP), a Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (APEL) e o Laboratório de Gestão Governamental (Lab.Gov/USP) recebem inscrições para o Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas. O Prêmio visa estimular o reconhecimento da sociedade a iniciativas de vereadores, câmaras municipais, servidores de câmaras municipais e sociedade civil (cidadãos e organizações) do Estado de São Paulo que se empenham na elaboração e aprovação de projetos capazes de impactar positivamente a realidade de seus respectivos municípios a partir d os parlamentos.

Mônica Sodré, cientista política e coordenadora executiva do Prêmio, explica que além do reconhecimento, o objetivo é construir um banco de dados que fique à disposição da sociedade, para disponibilizar as iniciativas finalistas e vencedoras, estimulando que as mesmas sirvam de exemplo e possam ser replicadas em outras localidades. "Vale ressaltar que o Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas é suprapartidário, sem fins lucrativos, e não distribui valores financeiros como premiação.  Entre outros, o objetivo é valorizar - por meio de reconhecimento público - o trabalho dos mais de seis mil vereadores das 645 Câmaras Municipais do Estado de São Paulo, ass im como o trabalho de funcionários dessas Casas Legislativas e de cidadãos que se empenham, entre outros, em iniciativas de fiscalização dos parlamentos municipais" afirma.

Pesquisas recentes têm demonstrado que há uma visão negativa de que o Poder Executivo é o principal legislador nos municípios e que os legislativos locais, em geral, se comportam como entidades ratificantes dos projetos e das intenções dos prefeitos. Alterar essa realidade parece exigir não apenas críticas, mas gestos positivos que estimulem os parlamentos no desenvolvimento de parte expressiva de suas responsabilidades, a saber: legislar. Assim, a sociedade precisa conhecer e valorizar as ideias inovadoras relacionadas aos legislativos, às quais tal iniciativa tem por objetivo premiar. 

Esta iniciativa, que se pretende ser anual, consiste no renascimento da ideia de um prêmio para celebrar boas conquistas legislativas – algo realizado no início da década pela EACH-USP em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Sobre o Prêmio

O prêmio está dividido em quatro categorias distintas e com base em sub-categorias temáticas haverá um total de 17 premiações. Duas categorias, denominadasINOVAÇÃO e EXCELÊNCIA, têm como objetivo premiar o vereador e suas iniciativas, e possuirão seis categorias idênticas cada uma.

A terceira categoria, denominadaGESTÃO LEGISLATIVA, tem como intuito reconhecer boas práticas de gestão da Mesa Diretora da Câmara Municipal e de Funcionários das Câmaras Municipais e será composta por três sub-categorias.

A quarta categoria, denominadaSOCIEDADE CIVIL, tem como objetivo reconhecer boas iniciativas de cidadãos e da sociedade civil organizada em relação à iniciativas que se relacionem com as atividades do parlamento, como fiscalização, monitoramento e outras e será composta de duas sub-categorias.

O período de inscrições é até 30 de setembro, pelo sitehttp://www.votoconsciente.org.br. A lista com os três finalistas de cada subcategoria, totalizando até 51 finalistas, será divulgada em 20 de novembro exclusivamente pelo site e a cerimônia de premiação está agendada para 14 de dezembro de 2017 em São Paulo.

É  importante salientar que oPRÊMIO PAULISTA DE BOAS PRÁTICAS LEGISLATIVASnão tem qualquer custo para os vereadores, Câmaras Municipais ou sociedade civil, bem como não distribui dinheiro ou qualquer objeto que não tenha, apenas, valor simbólico.

Acesse o edital com o regulamento aqui:http://www.votoconsciente.org.br/premio

Informações para a imprensa

Andressa Pellanda -premiopaulista@votoconsciente.org.br