sexta-feira, 7 de julho de 2023

Zé Celso x Silvio Santos: legados e biografias.

 A morte de José Celso Martinez, fruto de trágica ocorrência em sua residência, trouxe de volta à discussão a questão envolvendo o terreno de propriedade do comunicador e empresário Silvio Santos, localizado ao lado da sede do Teatro Oficina, no tradicional bairro  paulistano da Bela Vista.

O prédio do Teatro Oficina é tombado desde 1982, e teve seu projeto arquitetônico eleito como o mais belo do mundo, pelo conceituado jornal britânico The Guardian

Há anos Zé Celso lutava pela transformação do terreno adjacente num parque público, com vocação para desenvolvimento de atividades culturais.

Na outra ponta da disputa, pretendendo edificar prédios residenciais no local, o comunicador Silvio Santos, que se gaba de haver partido, pretensamente, da condição de um vendedor ambulante para ser empresário de sucesso, em um dos maiores grupos de comunicação do Brasil, cujo início foi uma concessão outorgada durante a ditadura militar.

O empresário, dentro do cenário de verticalização desenfreada da capital paulista, pretendia edificar torres na área, a última ainda desocupada daquele tamanho no bairro, o que acarretou em uma disputa judicial, ainda em curso, em face da proximidade e risco ao Teatro Oficina.

Em 2017, houve reunião entre as partes, na sede do SBT, com as presenças dos então Prefeito João Dória e Vereador Eduardo Suplicy.

A postura de Silvio Santos perante Zé Celso se mostra extremamente jocosa e trata o assunto com displicência, chamando-o inclusive de sonhador e fazendo piadas sobre a transferência da cracolância para o local.

O vídeo encontra-se disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S-k4CcFgmJo .

Silvio Santos, ao invés de aproveitar a oportunidade de retribuir algo a São Paulo que o acolheu, mostra a face acumuladora e desprovida de consciência social de grande parte de nosso empresariado, que se aproveita de auxílios concedidos pelo poder público, mas nunca se dispõe a dispender qualquer recurso em favor de projetos sociais.

Zé Celso passa para a eternidade como um dos fundadores do Teatro Oficina e mito do teatro brasileiro.

Já Silvio Santos, poderá ser lembrado por sua emissora pródiga em programas de entretenimento de baixa qualidade, com destaque aos que apresentou, nos quais, em muitas oportunidades, expôs os participantes a situações vexatórias.

Contudo, a morte de Zé Celso não encerra seu sonho, mas pode coroá-lo, com a pressão popular junto ao poder público para que, finalmente, seja implantado o Parque Bela Vista, o qual, merecidamente, deverá ter seu nome.

Assim esperamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário