terça-feira, 24 de setembro de 2013

E Chegou a Primavera! Revolucione!

É Primavera, a denominada estação das flores, mas também um sinônimo de mudanças e revoluções, e me utilizo deste marco climático para relembrar de dois outros históricos que, com certeza, impactaram a História da Humanidade, e devem nos inspirar a novas revoluções, internas e exteriores: A Primavera de Praga e a Revolução dos Cravos.

A Primavera de Praga, ocorrida em 1968 na então República da Tchecoslováquia, buscou a liberalização política, de expressão e imprensa, humanizando o sistema político naquele país, oprimido pela invasão soviética pós Segunda Guerra Mundial, que lhe impingia um sistema ditatorial comunista de partido único .

Já  a Revolução dos Cravos, ocorreu em Portugal, tendo se iniciado em 25 de março de 1975, com a deposição do regime autoritário que vigia desde 1933, e implantou a Democracia no País, tendo contado com apoio de militares intermediários, de estudantes e das massas populares.


Mas estes marcos históricos, como todas grandes mudanças e revoluções, dependeram de atos iniciais, de pequenos grupos, individuais e até de mudanças internas pessoais, com a conjunção de conhecimento, habilidades e a tomada de atitudes.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, globalizado e interativo, qualquer mudança que promovamos em nosso ser é capaz de gerar um fluxo energético e ser o estopim gerador de transformações.


Que este período, de beleza e aromas advindo das flores, nos sirva de inspiração e motivação para que promovamos as transformações necessárias às nossas vidas e ao mundo, com certeza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário