sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Curso Princípios Gerais da Democracia - férias - início dia 13 de janeiro



Oficina Municipal | Newsletter
                     

Oficina Municipal oficina municipal
escola de cidadania e gestão pública
info@oficinamunicipal.org.br
+5511 3032 4330
oficinas e cursos
curso
Princípios gerais da Democracia - Curso I
Fazer inscrição

Datas: 13.01, 14.01, 15.01, 16.01, 17.01.2014
Área: Cidadania e Política
Tema: Princípios da Democracia
Duração: 5 aulas
Carga horária: 10h
Público-alvo: profissionais e estudantes de direito, ciência política, sociais, marketing político, jornalistas, universitários em geral, profissionais do terceiro setor e empresários. Vereadores e assessores do legislativo, gestores e servidores municipais, membros do judiciário, lideranças políticas e comunitárias.
Objetivos: O curso de férias "Princípios Gerais da Democracia" será realizado em 5 aulas, em noites consecutivas e tratará de um quadro evolutivo de temas centrais à compreensão de nossa Democracia, partindo da compreensão mais ampla do conceito e estendendo-se sobre questões estruturais do Estado brasileiro. Assim, será possível compreender o funcionamento de nossa democracia, o debate sobre a ética na política, sobre o federalismo, divisão dos poderes e nosso sistema de governo presidencialista.

Este curso faz parte do calendário 2014 de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã e parceira estratégica da Oficina Municipal. A FKA leva o nome do primeiro Chanceler do período pós-Segunda Guerra Mundial que liderou o processo de reconstrução política, social e econômica da Alemanha. Adenauer foi um Estadista compromissado com o fortalecimento da Federação ao promover a cooperação entre as três esferas de governo e a autonomia dos Municípios. Por isso a Oficina Municipal e a FKA buscam juntas realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da Democracia e da Gestão Pública no plano municipal. Outras informações podem ser obtidas no website www.kas.de/brasil
 
parceria
Fundação Konrad Adenauer
investimento
1 pessoa:
inscrição até 08.01.2014
26 vagas
A oficina ocorrerá com o preenchimento de no mínimo 13 vagas.

Fazer inscrição
programa completo
Democracia Direta, Representativa e Participativa.
13.01.2014, 19:30-21:30
Professor: Humberto Dantas
O conceito de democracia varia ao longo do tempo e pode ser visto como um bem cultural, presente na vida cotidiana de todos os cidadãos como valor. Compreender a discussão acerca de suas mudanças e construir as bases para seus paradigmas atuais é uma das tarefas das mais relevantes. A ênfase na realidade brasileira é essencial aos objetivos do curso.
Federalismo
14.01.2014, 19:30-21:30
Professor: Rodrigo Estramanho de Almeida
O federalismo é um conceito associado à organização do Estado, e compreender seu funcionamento à luz da realidade brasileira é tarefa importante para o dimensionamento das relações políticas em nosso país. As análises sobre a União, os estados e os municípios, e suas respectivas responsabilidades, tornam mais clara a avaliação de nosso ambiente público.
Divisão dos poderes
15.01.2014, 19:30-21:30
Professor: Leandro Consentino
A teoria acerca da divisão dos poderes em estados democráticos passa pela necessária compreensão acerca das atribuições centrais do Legislativo, Executivo e do Judiciário. Debater tal aspecto à luz da realidade brasileira é fundamental para a compreensão dos objetivos centrais desse módulo do curso.
Sistema de governo
16.01.2014, 19:30-21:30
Professor: Andréa Freitas
os sistemas de governo são variáveis importantes à compreensão de democracia ao redor do mundo. Debater as principais características do presidencialismo e do parlamentarismo e identificar as características do sistema brasileiro é tarefa das mais importantes à análise de nossa realidade política
Ética e Democracia: participação e compromisso
17.01.2014, 19:30-21:30
Professor: Humberto Dantas
Compreender o conceito de ética, aplicá-lo à política e especificamente à democracia é desafio que permite uma discussão mais ampla acerca do conceito em nossa realidade. O compromisso estabelecido entre representantes e representados é a chave para o debate acerca da ética em nossa realidade democrática.
 
coordenador
Humberto Dantas
Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor e pesquisador do Insper. Coordenador de cursos de pós-graduação na FIPE-USP e na FESP-SP. Professor e coordenador de cursos de cidadania e política da Oficina Municipal. Consultor do Movimento Voto Consciente e conselheiro da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão e da Rádio Estadão.
professores
Humberto Dantas
Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor e pesquisador do Insper. Coordenador de cursos de pós-graduação na FIPE-USP e na FESP-SP. Professor e coordenador de cursos de cidadania e política da Oficina Municipal. Consultor do Movimento Voto Consciente e conselheiro da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão e da Rádio Estadão.
Rodrigo Estramanho de Almeida
Sociólogo, é mestre e doutorando em Ciências Sociais. É professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC-SP e editor da revista Aurora e da editora Sociologia e Política. 
Leandro Consentino
Professor Assistente de Sociologia e Política e História Econômica no Insper (antigo IBMEC-SP). Doutorando em Ciência Política na USP, obteve, na mesma instituição, o título de Mestre em Ciência Política (2011) e Bacharel em Relações Internacionais (2008). É também Coordenador de Cursos e Seminários na Fundação Mario Covas, Pesquisador Associado ao Núcleo de Políticas Públicas da USP e professor em cursos livres de política na ONG Oficina Municipal.
Andréa Freitas
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005), mestre e doutoranda em ciência política pela mesma Universidade.
local
Oficina Municipal
rua padre garcia velho, 73 cj 13
pinheiros - são paulo/sp
© oficina municipal 2013
todos os direitos reservados
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário