sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween e Cultura Nacional

A Comemoração do Halloween, segundo registros históricos, remonta a antigos cultos pagãos e é realizada, principalmente, nos Estados Unidos e outros países anglo-saxônicos. Como realizada atualmente, é mescla de diversas tradições, tendo preservado pouca coisa de seu espírito original.


Com a globalização, internacionalização das empresas e formação de blocos econômicos, difundiu-se a necessidade do conhecimento da língua inglesa e, em consequência, das escolas para tanto, as quais, junto com o ensino do idioma inglês, trouxeram a difusão de elementos culturais, dentre os quais as festas do Halloween e do Dia de Ação de Graças.

Assim, de alguns anos para cá, tornou-se comum a realização, também aqui no Brasil, de festas e bailes à fantasia alusivos ao Halloween, o que tem gerado críticas por parte de alguns, por não se tratar de uma manifestação integrante da cultura nacional.

Entretanto, temos que a cultura não é um elemento estanque, congelado e insusceptível a influências, que se diga da cultura brasileira, multifacetada como é e fruto da miscigenação de diversos povos.

O próprio Carnaval tem sua origem remota em cultos pagãos, sendo que, ainda, apesar de estarmos no hemisfério sul, seguimos o calendário comemorativo europeu com relação a muitos outros festejos, devido nossa origem colonial portuguesa.

O Halloween se mostra uma festa divertida e compatível como espírito alegre do brasileiro, e, por outro lado, não vem sendo imposta como forma a suprimir quaisquer de nossas tradições, pelo contrário, vindo a se juntar a estas, até como forma de termos uma visão mais panorâmica da diversidade cultural mundial neste terceiro milênio, trocando experiências e congregando os povos.

A reserva de mercado demonstrou ser meio ineficaz a proteger economias, que se diga com relação à cultura, muito mais dinâmica e aberta.

Xenofobia e discriminação não são as melhores formas de defesa da cultura nacional para nós que queremos defende-la, havendo uma via de mão dupla, com todo o mercado mundial disposto a conhecer e admirar os belos elementos de nossa e de outras culturas, cabendo a nós sabermos cultivá-los e difundi-los.

O que vem do coração, estando no sentimento e na mente do POVO, não precisa de proteção, porque tem neste a maior das forças em sua defesa.

P.S.: para quem não sabe dia 31 de outubro também é comemorado o Dia do Saci, assim festeje do seu jeito e ao seu gosto.


Um comentário:

  1. Fantástico! Fazia tempo que procurava um texto que falasse exatamente isso!

    Concordo com cada vírgula.
    A propósito, posso repassar esse texto (com o devido crédito)?

    ResponderExcluir