quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FIAT LUX: o aumento dos derivados do petróleo.

E após um grande show circense, só comparado às promoções feitas para vender meias vivarina em alguns canais de televisão, a Presidente Dilma anunciou a redução do preço da tarifa da energia elétrica.


Só não mostrou a conta desta “promoção”, no montante de vários bilhões de reais, que será paga pelo Tesouro Nacional, em resumo, dinheiro que poderia ser revertido em favor do próprio contribuinte.

Agora, alguns dias depois, foi anunciado o aumento dos preços dos derivados de petróleo, de forma sorrateira e sem querer dar explicações, chegando a Presidente a destratar alguns jornalistas quando questionada.

Ainda vivemos em uma democracia, pelo menos em tese, e transparência é primordial, devendo o Governo, através da Senhora Presidente Dilma Roussef, vir a público se explicar sobre o aumento dos combustíveis.

Temos ainda que, com a estiagem em várias regiões do Brasil, foi necessário colocar em funcionamento todas as usinas termelétricas disponíveis, muitas das quais abastecidas com óleo combustível.

Segundo estimativas do Banco Santander, divulgadas pelo Jornal Valor Econômico, o uso da termelétricas custa mais de R$ 2,7 bilhões por mês aos cofres públicos e, certamente, tais custos serão impactados pelos aumento do preço dos derivados de petróleo, diluindo o festejado corte das tarifas de energia, mais uma razão para o Governo buscar omitir-se em suas explicações sobre o tema.

Tudo isso porque a há muito tempo noticiada auto-suficiência na produção petrolífera é falácia, havendo a necessidade de importação do produto e estando seus preços sujeito às interferências do mercado externo, sendo o petróleo do pré-sal, anunciado em 2006, uma realidade distante, sendo a rentabilidade de sua extração ainda duvidosa.

Este ambiente turvo, trouxe ainda mais uma nefasta consequência, a perda de credibilidade da Petrobrás, devido a sua administração política e temerária, instrumentalizada pela partidarização da empresa, levando à desvalorização de suas ações e queda de seu valor de mercado.

Então como diz o adágio “faça-se a luz” e que se diga a verdade ao povo brasileiro, não a escondendo por detrás do pão e circo da Bolsa Família e da Copa do Mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário