terça-feira, 8 de abril de 2014

Clipping Político 08/04/2014

  • Surge no PMDB-SP um movimento contra a pré-candidatura de Paulo Skaf a governador. Ex-quercistas alijados por Michel Temer, históricos que se sentem humilhados com a “compra” da candidatura pelo poder econômico da Fiesp e líderes como Francisco Rossi resolveram lançar o empresário Fernando Fantauzzi para enfrentar Skaf na convenção. O evento será quinta (10), no hotel Jaraguá, tradicional reduto quercista.
  • Além de peemedebista histórico, Fernando Fantauzzi tem reputação de especialista em segurança pública, que será mote de sua campanha.
  • “Nós ou Eles – Tolerância zero” será o lema de Fernando Fantauzzi, que trabalhou na área de Segurança nos governos Quércia e Fleury.


FHC dá mais fôlego ao nome de Mara Gabrilli para vice de Aécio



A manifestação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em favor de que uma mulher seja vice do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na corrida presidencial eleva ainda mais as apostas em torno do nome da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP). Tucanos argumentam que, além de se mostrar disposta a abraçar a tarefa, ela reuniria os dois pré-requisitos colocados pelo ex-presidente: é mulher e é de São Paulo.

A preferência de FHC, segundo tucanos, era mesmo pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que foi braço direito do ex-governador José Serra e poderia ajudar a aparar as arestas entre ele e o mineiro na largada da corrida eleitoral. No PSDB paulista, entretanto, a proximidade de Aloysio com as últimas administrações tucanos no estado preocupam por conta das denúncias de corrupção em obras do metrô.

A defesa de uma mulher para o posto foi reforçada por FHC à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, mas já circula há algum tempo dentro do PSDB. No partido, há o entendimento de que essa equação ajudaria  a fazer frente à chapa Eduardo Campos-Marina Silva.
Ainda assim, alguns setores do tucanato torcem o nariz para a proposta. Dizem que Aécio precisa de um vice de expressão nacional e imagem consolidada. Daí as especulações em torno do nome do próprio Fernando Henrique para a vaga.

CAMPANHA SEM LÁBIA
A PEC da Responsabilidade Eleitoral, do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP), vai a plenário amanhã. Por ela, todos os candidatos ao Executivo (prefeito, governador e presidente) deverão cumprir metas com base nas propostas da campanha. Ah, sim. A prevalecer o texto original da PEC da Responsabilidade Eleitoral, quem descumprir as promessas e metas ‘sem justa causa’ – e existem muitos na praça – fica inelegível por oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário